Os  melhores métodos e dicas  para conseguir
alavancar os seus negócios 

Jute-se ao movimento #RESPIREMELHOR e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis no seu e-mail

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Uso do ar condicionado na reabertura – JUN 2020

31/07/2020

São Paulo, 08 de junho de 2020 Protocolos para uso dos equipamentos e sistemas de Ar Condicionado pós-quarentena
Ambientes climatizados por sistemas mecânicos de ar condicionado oferecem melhor qualidade do ar interior aos usuários.
ABRAVA destaca medidas preventivas no uso de sistemas de ar condicionado que contribuem para a ocupação segura de um ambiente climatizado, garantindo a qualidade do ar adequada em favor da saúde das pessoas.
USO RESIDENCIAL
– Manter os equipamentos limpos e higienizados, principalmente as bandejas, sifões, serpentinas e ventiladores, conforme determinado pelo fabricante.
– Limpar e verificar periodicamente o estado dos filtros de ar, e trocá-lo antes do término de sua vida útil, conforme determinado pelo fabricante.
– Caso não exista dispositivo de renovação de ar interna instalado, recomendamos providenciar sua adequação. Se não for possível instalar dispositivo ou sistema para a renovação de ar, recomendamos manter o(s) equipamento(s) de ar condicionado em modo ventilação, e abrir portas e janelas para garantir uma ventilação natural.
USO NÃO RESIDENICAL
– Ajustar a renovação do ar externo em maior vazão possível, com atenção para áreas altamente poluídas. Quanto maior a ventilação do ambiente interno, menor o risco de transmissão de patógenos. Importante manter filtros de ar para retenção de material particulado.
– Caso não exista dispositivo de renovação de ar interna instalado, é necessário providenciar sua adequação. Se não for possível instalar dispositivo ou sistema para a renovação de ar, manter o(s) equipamento(s) de ar condicionado em modo ventilação, e abrir portas e janelas para garantir uma ventilação natural.
– Ambientes que não dispõem de portas e janelas para permitir ventilação natural, não devem ser ocupados por usuários.
– Manter atualizado o Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC do Ar Condicionado. Garantir que todo o sistema de climatização esteja limpo e higienizado, principalmente as bandejas, sifões, serpentinas, ventiladores e dutos de distribuição de ar. Atenção às bandejas
ABRAVA Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento av. Rio Branco, 1492 – S. Paulo (SP) – cep: 01206-001 Tel.: (11) 3361-7266 – www.abrava.com.br
e serpentinas. Elimine água acumulada nesses locais para evitar o crescimento de microrganismos.
– Limpar e verificar periodicamente o estado dos filtros de ar, e trocá-lo antes do término de sua vida útil, conforme determinado pelo fabricante.
– Fazer limpeza dos equipamentos utilizando produtos químicos conforme a orientação da Nota Técnica 34/2020 da ANVISA e RENABRAVA 08 – Uso de Produtos Químicos em Sistemas de AVAC-R (www.abrava.com.br).
– Manter atualizada as análises da qualidade do ar interno, no mínimo semestralmente, e fazer as correções dos desvios identificados nos laudos, conforme Resolução 09 da ANVISA. Recomendamos monitorar constantemente a qualidade do ar.
– Manter os sistemas em operação por mais tempo, se possível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para melhorar a qualidade do ar interno.
– O uso de novas tecnologias devem ser consideradas, desde que sua eficácia e a segurança aos usuários sejam comprovadas. Como exemplo, o uso de UVGI (irradiação germicida ultravioleta), na serpentina e na bandeja de água condensada do equipamento de ar- condicionado pode ser utilizado para evitar a criação de biofilme (mofo).
– Manter as salas de máquinas dos equipamentos limpos com restrição de acesso. A sala de máquina deve conter apenas os equipamentos de ar condicionado.
– Qualquer alteração ou modificação nos equipamentos e sistemas de climatização acima, deve ser realizada somente por profissional especializado e legalmente habilitado.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA: Uso de EPI’s.
– Os profissionais que prestam serviço de manutenção nos equipamentos e sistemas de ar condicionado devem utilizar EPI’S adequados: máscaras, óculos e luvas de borracha, vestimentas de mangas e calças compridas e sapatos fechados
– Descartar os filtros de forma apropriada, utilizando sacos plásticos, fechados hermeticamente,
– Manter o asseio e a limpeza dos ambientes das salas de máquinas, restringir o acesso de pessoas, bem como não armazenar objetos nas salas de máquinas;
– Não retirar os filtros do ar condicionado da embalagem antes de sua efetiva aplicação
As informações acima foram baseadas na legislação brasileira e em normas e orientações técnicas de entidades nacionais e internacionais, tais como ASHRAE, REHVA E ANVISA.
ABRAVA Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento av. Rio Branco, 1492 – S. Paulo (SP) – cep: 01206-001 Tel.: (11) 3361-7266 – www.abrava.com.br

Postado por tmussambanigmail-com


logo-academia

A Academia do Ar 360, através de iniciativas por meios de conteúdos via EAD (ENSINO A DISTANCIA) e Consultorias. Nasceu para contribuir na construção dessa Nova Era Digital. Conectando as necessidades do mercado entre empreendedores, empresas e clientes. Visando maior rentabilidade e visibilidade profissional para o setor HVAC-R.

Buscar no Blog

Categorias


FAÇA PARTE DO MOVIMENTO #RESPIREMELHOR E NOS AJUDE A COMPARTILHAR OS CONTEUDOS DA ACADEMIA DO AR 360 NA MIDIAS SOCIAS

logo-academia