logo-academia

Jute-se ao movimento #RESPIREMELHOR e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis no seu e-mail

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

REATIVAÇÃO DE AR CONDICIONADO DESLIGADO POR LONGO TEMPO, SEUS CUIDADOS E PROCEDIMENTO

03/08/2020

Muitas pessoas deixaram de frequentar ambientes de trabalho durante este período de quarentena a que fomos submetidos. Com isto, os sistemas de climatização de maneira geral foram simplesmente desligados, e permanecem assim por dias e semanas.

Entretanto, cabe um alerta para a REATIVAÇÃO dos sistemas de ar condicionado, após longo período desligados.

Para isto, é preciso entender um pouco, como funciona um equipamento de climatização: É composto por gabinetes, ventiladores de pás ou turbinas, filtros, serpentinas. Na parte da serpentina de resfriamento, é natural que se produza água de condensação, própria do processo. Esta água normalmente é extraída numa bandeja, e é despejada em tubulação de drenagem. Os filtros, que são encarregados de reter impurezas, ficam bem próximos às serpentinas e bandejas.

Com a parada total dos sistemas, a água que se formou nas serpentinas, pode não ter sido escoada totalmente, aumentando a umidade dos filtros próximos. Com esta umidade, podem existir condições de proliferação de alguns tipos de fungos.

Estes fungos são normalmente removidos durante os procedimentos de manutenção preventiva – PMOC, através das atividades de limpeza de bandejas, ventiladores e filtros permanentes, ou troca de filtros descartáveis.

Estes fungos são perceptíveis tanto visualmente (com formação de bolor nos componentes) tanto pelo olfato (cheiro de mofo).

Assim, nossa recomendação é que ao retornar às atividades dos ambientes climatizados, que exista previamente uma revisão de todos os equipamentos, a fim de que tais impurezas sejam removidas dos sistemas antes do início de suas operações. A avaliação da qualidade do ar por laboratório especializado é também muito importante, para poder validar e assegurar o asseio e higienização dos sistemas.

O objetivo deste cuidado, é preservar a saúde e o bem estar dos ocupantes destes ambientes climatizados.

Vale lembrar, que para ambientes de uso público e coletivo, os serviços de PMOC – Manutenção, devem ser executados somente por profissionais devidamente habilitados e especializados neste particular.

Todos os procedimentos devem ser implementados com o uso constante de EPI – Equipamentos de Proteção Individual, para o desempenho normal das atividades de limpeza e higienização dos sistemas de climatização.

Vale REFORÇAR a indicação e exigência de uso dos seguintes EPI nas seguintes atividades:
1- Uso de máscaras e luvas, na manipulação e manejo de filtros de ar descartáveis ou filtros permanentes;
2- Uso de máscaras e luvas durante os processos de limpeza e higienização tanto dos filtros permanentes, bandejas de condensação, serpentinas, ventiladores e demais componentes;
3- Remoção dos filtros descartáveis somente através do uso de sacos plásticos (sacos de lixo);
4- Reforço no asseio e limpeza de todas as salas de máquinas;

Instruções adicionais:
• Todos os filtros de ar novos deverão estar armazenados em embalagens apropriadas, sem o contato com o ar antes de seu uso efetivo.
• As salas de máquinas deverão estar totalmente limpas, livres de objetos quaisquer, com suas portas trancadas, com entrada somente de pessoas autorizadas;

Eng. Arnaldo Lopes Parra
Diretor Técnico

Postado por tmussambanigmail-com


logo-academia

A Academia do Ar 360, através de iniciativas por meios de conteúdos via EAD (ENSINO A DISTANCIA) e Consultorias. Nasceu para contribuir na construção dessa Nova Era Digital. Conectando as necessidades do mercado entre empreendedores, empresas e clientes. Visando maior rentabilidade e visibilidade profissional para o setor HVAC-R.

Buscar no Blog

Categorias


FAÇA PARTE DO MOVIMENTO #RESPIREMELHOR E NOS AJUDE A COMPARTILHAR OS CONTEUDOS DA ACADEMIA DO AR 360 NA MIDIAS SOCIAS

logo-academia
Usamos cookies para personalizar sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade