logo-academia

Jute-se ao movimento #RESPIREMELHOR e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis no seu e-mail

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO CONTÁGIO VIRAL NOS SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO

03/08/2020

MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO CONTÁGIO VIRAL NOS SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO

Por Eng. Arnaldo L. Parra

Quais as principais medidas devem ser tomadas para a limpeza e uso do ar condicionado durante a pandemia?

Preliminarmente, podemos dizer que o cumprimento rigoroso de todas as atividades do PMOC será fundamental para manter os ambientes climatizados dentro de seus padrões exigidos pelas Autoridades Sanitárias.

Em especial, as principais medidas são diretamente relacionadas com a limpeza e asseio de todos os componentes dos sistemas de climatização.
Uma revisão geral, com lavagem dos componentes pode ser muito apropriada, a fim de remover sujidades e assegurar a higienização adequada. Os componentes são:
– Serpentinas;
– Bandejas de condensação, incluindo sistema de drenagem;
– Ventiladores;
– Gabinetes;
– Salas de máquinas;
– Substituição dos filtros de ar;

Adicionalmente:
– Aplicação de produtos químicos adequados, para a devida sanitização de serpentinas e bandejas;
– Avaliação do estado de limpeza e conservação de dutos e tomadas de ar externo, realizando a limpeza se necessária;

Qual a recomendação de uso desses aparelhos durante o período da pandemia?

Recomenda-se usar o equipamento desde que assegurada a correta renovação de ar dos ambientes climatizados, no mínimo conforme previsto na Resolução RE-09 da ANVISA.
É importante a avaliação da qualidade do ar, por laboratório independente, como forma de permitir o controle e tomada de decisões do Responsável Técnico, para garantir a boa qualidade do ar aos ocupantes dos ambientes, bem como dar segurança jurídica ao Proprietário ou Locatário do imóvel, bem como seus prepostos.

Os aparelhos de ar condicionado podem servir como meio de transmissão do coronavírus? Como locais climatizados devem agir neste momento?

Uma das formas de transmissão do SARS-Cov-2, é pelo ar. Dentro desta perspectiva, notamos a importância de manter os ambientes perfeitamente higienizados, com as demais medidas exigidas pelas Autoridades Sanitárias. Manter o sistema de ar condicionado com sua máxima renovação de ar irá diluir os poluentes, desta forma atuando como prevenção para diversas moléstias, inclusive as virais. Filtros sempre limpos e em bom estado, ajudam a reter partículas em suspensão, desta forma auxiliando a remover contaminantes. Entretanto, o sistema de climatização não pode ser encarado como medida profilática, apesar de não existir até o momento, estudos científicos que comprovem seu papel em cenário de pandemia viral.

A ABRAVA tem alguma recomendação específica para o atual contexto?

Para sistemas que estão em operação, nós editamos a RENABRAVA 9, anexa.

Fique a vontade para acrescentar informações que julgar pertinentes.

Em especial para sistemas que possam estar desativados neste período, segue artigo sobre a reativação segura.

REATIVAÇÃO DE AR CONDICIONADO DESLIGADO POR LONGO TEMPO, SEUS CUIDADOS E PROCEDIMENTO

Muitas pessoas deixaram de frequentar ambientes de trabalho durante este período de quarentena a que fomos submetidos. Com isto, os sistemas de climatização de maneira geral foram simplesmente desligados, e permanecem assim por dias e semanas.

Entretanto, cabe um alerta para a REATIVAÇÃO dos sistemas de ar condicionado, após longo período desligados.

Para isto, é preciso entender um pouco, como funciona um equipamento de climatização: É composto por gabinetes, ventiladores de pás ou turbinas, filtros, serpentinas. Na parte da serpentina de resfriamento, é natural que se produza água de condensação, própria do processo. Esta água normalmente é extraída numa bandeja, e é despejada em tubulação de drenagem. Os filtros, que são encarregados de reter impurezas, ficam bem próximos às serpentinas e bandejas.

Com a parada total dos sistemas, a água que se formou nas serpentinas, pode não ter sido escoada totalmente, aumentando a umidade dos filtros próximos. Com esta umidade, podem existir condições de proliferação de alguns tipos de fungos.

Estes fungos são normalmente removidos durante os procedimentos de manutenção preventiva – PMOC, através das atividades de limpeza de bandejas, ventiladores e filtros permanentes, ou troca de filtros descartáveis.

Estes fungos são perceptíveis tanto visualmente (com formação de bolor nos componentes) tanto pelo olfato (cheiro de mofo).

Assim, nossa recomendação é que ao retornar às atividades dos ambientes climatizados, que exista previamente uma revisão de todos os equipamentos, a fim de que tais impurezas sejam removidas dos sistemas antes do início de suas operações. A avaliação da qualidade do ar por laboratório especializado é também muito importante, para poder validar e assegurar o asseio e higienização dos sistemas.

O objetivo deste cuidado, é preservar a saúde e o bem estar dos ocupantes destes ambientes climatizados.

Vale lembrar, que para ambientes de uso público e coletivo, os serviços de PMOC – Manutenção, devem ser executados somente por profissionais devidamente habilitados e especializados neste particular.

Todos os procedimentos devem ser implementados com o uso constante de EPI – Equipamentos de Proteção Individual, para o desempenho normal das atividades de limpeza e higienização dos sistemas de climatização.

Vale REFORÇAR a indicação e exigência de uso dos seguintes EPI nas seguintes atividades:
1- Uso de máscaras e luvas, na manipulação e manejo de filtros de ar descartáveis ou filtros permanentes;
2- Uso de máscaras e luvas durante os processos de limpeza e higienização tanto dos filtros permanentes, bandejas de condensação, serpentinas, ventiladores e demais componentes;
3- Remoção dos filtros descartáveis somente através do uso de sacos plásticos (sacos de lixo);
4- Reforço no asseio e limpeza de todas as salas de máquinas;

Instruções adicionais:
• Todos os filtros de ar novos deverão estar armazenados em embalagens apropriadas, sem o contato com o ar antes de seu uso efetivo.
• As salas de máquinas deverão estar totalmente limpas, livres de objetos quaisquer, com suas portas trancadas, com entrada somente de pessoas autorizadas;

Postado por tmussambanigmail-com


logo-academia

A Academia do Ar 360, através de iniciativas por meios de conteúdos via EAD (ENSINO A DISTANCIA) e Consultorias. Nasceu para contribuir na construção dessa Nova Era Digital. Conectando as necessidades do mercado entre empreendedores, empresas e clientes. Visando maior rentabilidade e visibilidade profissional para o setor HVAC-R.

Buscar no Blog

Categorias


FAÇA PARTE DO MOVIMENTO #RESPIREMELHOR E NOS AJUDE A COMPARTILHAR OS CONTEUDOS DA ACADEMIA DO AR 360 NA MIDIAS SOCIAS

logo-academia
Usamos cookies para personalizar sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade