logo-academia

Jute-se ao movimento #RESPIREMELHOR e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis no seu e-mail

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

AR CONDICIONADO COMO BENEFÍCIO CONTRA SURTO PANDÊMICO

01/08/2020

Por
Eng. Arnaldo L. Parra

O Ar Condicionado é o ar submetido a certas condições, a saber: temperatura, umidade, pureza e velocidade. Ou seja, se conseguimos controlar estas grandezas, significa que podemos ter ambientes com pureza e conforto melhores do que diretamente na atmosfera. Dentro desta perspectiva, podemos entender que ao controlarmos a pureza do ar destes ambientes, significa que estaremos removendo poluentes indesejáveis, tais como pós, excesso de umidade, e até odores.

Nas instalações de ar condicionado mais comuns existem filtros de ar, cuja função é reter partículas sólidas e líquidas, e filtros de mediana eficiência que retêm essas partículas. Os vírus quando existentes no ar são transportados por essas partículas. Neste sentido, impedindo a passagem dessas partículas, impede-se a chegada dos vírus e bactérias ao ambiente.

Entretanto, para que este cenário ocorra, são necessárias intervenções preventivas para que o uso de espaços climatizados possa estar dentro dos parâmetros de aceitabilidade, e assim favorecer a saúde, segurança e bem estar das pessoas.

Uma das ações de suma importância, é prover a correta e imprescindível renovação de ar, permitindo a tomada de ar externo na sua maior vazão possível, observando-se sempre as condições exteriores, para evitar contaminações indesejadas, ou seja diluindo e removendo poluentes dos ambientes climatizados, cujo resultado obtido será a redução do risco de contaminação para uma série de doenças transmissíveis pelo ar, inclusive as virais.

Uma excelente forma de controle, é a avaliação semestral da qualidade do ar interno, ajustando e corrigindo eventuais desvios, observando sempre a Resolução 09 da ANVISA.

Se possível, manter os sistemas de renovação de ar de forma constante, 24hs/dia, a fim de assegurar sempre a diluição de eventuais contaminantes dos ambientes internos.

Locais fechados com alta concentração de pessoas como shopping centers, agências bancárias, salas de telemarketing (callcenter) e escolas devem ter especial atenção à renovação do ar, inclusive com monitoramento constante do nível de CO2, com objetivo de manter uma eficiente renovação do ar.

Outra ação importantíssima, é manter atualizado o Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC do Ar Condicionado. Manter todo o sistema de climatização limpo e higienizado, incluindo bandejas, sifões, serpentinas, ventiladores e dutos de distribuição de ar.

Diante desta ótica percebe-se que, os serviços de manutenção e restrita observação das rotinas do PMOC podem obter, além de conforto, também algum grau de segurança para as pessoas. Os serviços especializados de manutenção nos sistemas de climatização assumem papel importante na vida das pessoas em geral, determinado pelo tempo em que as mesmas ficam expostas à ambientes artificialmente climatizados.

Todas as aplicações da manutenção e substituição dos filtros de ar dos sistemas de climatização devem ser feitas de forma rigorosa, somente por empresas legalmente habilitadas com profissionais amplamente capacitados e especializados, como forma de trazer o máximo de segurança para as operações como também o devido conforto e preservação da saúde dos ocupantes dos ambientes climatizados.

Eng. Arnaldo L. Parra

Postado por tmussambanigmail-com


logo-academia

A Academia do Ar 360, através de iniciativas por meios de conteúdos via EAD (ENSINO A DISTANCIA) e Consultorias. Nasceu para contribuir na construção dessa Nova Era Digital. Conectando as necessidades do mercado entre empreendedores, empresas e clientes. Visando maior rentabilidade e visibilidade profissional para o setor HVAC-R.

Buscar no Blog

Categorias


FAÇA PARTE DO MOVIMENTO #RESPIREMELHOR E NOS AJUDE A COMPARTILHAR OS CONTEUDOS DA ACADEMIA DO AR 360 NA MIDIAS SOCIAS

logo-academia
Usamos cookies para personalizar sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade