As Vantagens das Boas Práticas de Manutenção

As boas práticas de Manutenção proporcionam inúmeras vantagens a todas as partes envolvidas no processo de climatização, sejam proprietários ou locatários dos imóveis, usuários dos ambientes climatizados, o Poder Público e prestadores de serviços. Para garantir que sejam feitas da maneira correta, foi estipulado um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC)

As técnicas corretas de manutenção, contidas no PMOC ainda diminuem substancialmente os custos com energia e com reposição de peças, pois os equipamentos irão operar com maior eficiência dentro dos parâmetros de fábrica. Como exemplo, podemos citar que um equipamento operando perto do seu ponto de “desarme por alta pressão”, está consumindo cerca de 40% a mais de energia, o que já justifica totalmente as intervenções de conservação.

“Se considerarmos que para um edifício comercial médio, o gasto de energia elétrica com ar condicionado se situa em 40%, podemos estimar o tamanho da economia se o PMOC for seguido corretamente.”

O proprietário assim, investindo no Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), irá obter grande vantagens de energia e excelente longevidade dos sistemas, evitando gastos desnecessários com reposição antecipada. Entretanto, o melhor benefício acaba ocorrendo justamente pelas melhorias das condições ambientais geradas, pois os usuários dos sistemas de climatização (na sua maioria funcionários), irão trabalhar com maior conforto e satisfação, o que significa um substancial incremento na produtividade das pessoas.

Para uma edificação comercial, estimamos que os valores gastos com sua operação, estão na ordem de 90% relacionados com salários e benefícios. Estudos indicam que pessoas que trabalham em ambientes com bom conforto térmico tem sua produtividade melhorada de 1,5 a 2%, desta forma trazendo um gigantesco impacto positivo na administração financeira das empresas. Não menos importante neste ciclo virtuoso, o Poder Público acaba sendo beneficiado indiretamente pela boa manutenção, pois será necessário menos investimentos no setor de energia elétrica pela economia gerada.

Com o aumento da produtividade e conforto dos trabalhadores, também se espera diminuição nos atendimentos do Sistema de Saúde Pública assim como redução de afastamentos do trabalho e menos reclamações trabalhistas. Por último, o Prestador de serviços de Manutenção, também é beneficiado, pois tem seu mercado de trabalho valorizado e prestigiado. Os serviços especializados de manutenção nos sistemas de climatização assumem papel importante na vida das pessoas em geral, pelo tempo em que estas ficam expostas a ambientes artificialmente condicionados.

Estes fatores acabam se tornando em especial atenção e preocupação do Estado, que tem basicamente o foco na saúde e bem-estar da população em geral, visto que a eventual falha da manutenção pode ocasionar prejuízos nesta área com a disseminação de poluentes indesejáveis como poeiras, micro-organismos ou excesso de gás carbônico nos ambientes sem a devida manutenção preventiva periódica.

Dentro desta perspectiva, tanto Governo Federal quanto as sociedades civis já buscavam formas de regulamentar estas atividades, através das Portarias, Resoluções e Leis que orientam o setor, como é o caso mais recente da Lei 13.589 – Lei do Ar Condicionado.

Hoje existem cursos específicos para o entendimento das normas e aplicação correta do PMOC, a Academia do Ar 360 lançou um curso 100% online trazendo o Prof. Eng. Arnaldo Parra para ensinar em detalhes todos os pontos relevantes dessa nova norma que pode reduzir e muito os custos com manutenção do sistema de Ar Condicionado de condomínios, empresas e residências.

Saiba mais sobre o curso clicando no link abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *