PMOC agora é lei e as empresas precisam se adequar

O PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) objetiva a melhoria na qualidade do ar de ambientes climatizados, obtendo um ar puro e livre de bactérias causadoras de doenças respiratórias. Nele é estipulado quando as verificações e correções técnicas deverão ser executadas em cada ponto de um sistema de refrigeração, ar condicionado, ventilação ou aquecimento. O PMOC regulariza as atividades com base na portaria 3523 do Ministério da Saúde e na lei 13.589/2018.

As empresas precisam se preocupar com a qualidade do ar de seus ambientes climatizados para preservar a saúde, o bem-estar, o conforto e a produtividade dos seus funcionários. Além disso, a falta do PMOC, que passou a ser obrigatório desde o dia 3 de julho de 2018, pode levar as empresas a terem um considerável prejuízo com multas que variam de R$ 2 mil até R$ 1.500 milhão, licenças médicas e processos judiciais que podem ser abertos por pessoas que foram contaminadas pela má qualidade do ar na empresa.

Além do cumprimento da lei, quando a sua empresa conta com um PMOC, reduz o gasto com manutenção do sistema de ar condicionado, economiza energia, aumenta o conforto térmico, tem a certeza de um ar puro e livre de contaminação, aumentando a qualidade de vida de todos que dividem aquele ambiente.

Com o objetivo de orientar empresas, engenheiros e técnicos sobre o PMOC, a Academia do Ar promove um curso de especialização para transmitir conhecimentos práticos e teóricos, necessários para a elaboração, implantação e manutenção do PMOC, para proporcionar maior satisfação dos clientes, de maneira mais lucrativa e com mais segurança. O curso é ministrado por Arnaldo Parra e participações do Eng. Leonardo Cozac e Eng. João Froes, que possuem larga experiência no Ramo de refrigeração, ar condicionado, ventilação e aquecimento.

Esse curso é realizado através de uma plataforma EAD, que é extremamente prática e pode ser acessada por computadores e smartpohnes. O curso conta com demonstração dos efeitos práticos e legais, apresentação de boas práticas de execução e um grande aumento na qualidade do ar e do serviço prestado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *